Procon Alta Floresta

Prefeito de Nova Monte Verde é reeleito presidente do CIDVAT

Prefeito de Nova Monte Verde, Edemilson Marino, foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico.

Na segunda-feira, dia 20, a cidade de Apiacás recebeu um encontro regional que contou com a presença de vereadores e prefeitos, incluindo Edemilson Marino, de Monte Verde; Osmar Moreira, de Paranaíta; João Rogério de Souza, de Nova Bandeirantes; Júlio César dos Santos, de Apiacás; Fernando de Oliveira Ribeiro, de Carlinda; e Valdemar Gamba, de Alta Floresta.

O objetivo da reunião foi eleger a nova mesa diretora do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Teles Pires (CIDVAT), conhecido como grupo "G-6", que visa dar continuidade às ações e projetos dos municípios, estabelecendo uma parceria entre o Consórcio e o Estado para promover o desenvolvimento regional.

O prefeito de Nova Monte Verde e reeleito presidente do Consórcio, Edemilson Marino, em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, destacou que, ao assumir o cargo em 2021, o CIDVAT estava inativo há 10 anos. Ele mencionou que uma de suas primeiras iniciativas foi buscar a reativação do Consórcio, com o intuito de participar de um programa do Governo do Estado que disponibiliza máquinas e equipamentos para consórcios intermunicipais.

"O nosso objetivo em 2021 foi integrar esse programa de distribuição de máquinas, e apenas com o CIDVAT ativo seria viável adquirir maquinários junto ao Governo do Estado. E conseguimos isso. Com isso, obtivemos 5 equipamentos para auxiliar nas atividades dos municípios", afirmou o prefeito.

Em 2022, segundo Marino, foi enviado um ofício ao governo estadual detalhando as necessidades de cada gestor nos seis municípios. "Nossas solicitações incluíam a recuperação de estradas, a construção de pontes de concreto, pavimentação asfáltica em rodovias, a ponte do Rio Juruena e um Hospital Regional. Graças a Deus e ao apoio do Governo do Estado, todas as nossas demandas foram atendidas. Essas obras já estavam nos planos do Estado para o desenvolvimento da região Norte de Mato Grosso", observou.

O prefeito destacou que em 2024 houve uma diminuição das atividades do Consórcio, com foco na reeleição dos prefeitos. No entanto, após esse processo político, as ações do Consórcio estão sendo retomadas com a mesma determinação.

"Nessa primeira reunião, fizemos um balanço das atividades e realizamos a eleição para o próximo mandato de dois anos, sendo reeleito por unanimidade para a presidência. Na próxima reunião, que ocorrerá na sexta-feira (31/01), iremos elaborar e enviar ao Governador um documento com as prioridades para os próximos quatro anos", garantiu Edemilson.

As principais pautas incluem a energia elétrica, a correta destinação dos resíduos sólidos por meio da construção de aterros sanitários e outras prioridades na área de infraestrutura.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال