Procon Alta Floresta

Goiás suspende ICMS sobre energia solar com base em ação de Faissal Calil


Deputado estadual de Mato Grosso celebra decisão do TJGO, que segue precedente criado por sua iniciativa, garantindo energia solar mais acessível em Goiás.

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) celebrou a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que concedeu uma liminar suspendendo a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar no estado. A medida atendeu a um pedido do governo goiano e teve como referência uma ação do parlamentar mato-grossense, que anteriormente conseguiu suspender a tributação em Mato Grosso.

Em 2021, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promulgou uma lei que isenta a cobrança de ICMS sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição da rede de energia (TUSD) para consumidores que utilizam usinas de energia solar, garantindo o benefício até 2027. O projeto, de autoria de Faissal, beneficiou milhares de mato-grossenses que investiram em usinas fotovoltaicas em suas residências e comércios.

A iniciativa de Mato Grosso inspirou outros estados a adotarem medidas semelhantes. Em Goiás, os partidos União Brasil e MDB ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para revogar a tributação. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), comemorou a decisão e destacou a importância do precedente estabelecido por Mato Grosso.

“O governador Ronaldo Caiado de Goiás anunciou hoje que conseguiu derrubar a cobrança de ICMS sobre a energia solar no estado dele. O fato curioso é que a base do processo que derrubou o imposto lá é a nossa ação que derrubou a taxa do sol em Mato Grosso. Que todos os estados possam usar o nosso modelo para garantir energia mais limpa e barata por todo o Brasil”, afirmou Faissal.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال