Procon Alta Floresta

CUIABÁ: Capivaras 'loiras' podem voltar a cor normal após troca de pelagem em MT; entenda


Mudança ocorre durante o ciclo de troca de pelos e revela como os animais se adaptam às condições climáticas.

Depois de chamarem atenção pela pelagem mais clara causada pelo calor intenso de Cuiabá, as capivaras “loiras” podem recuperar sua cor marrom natural. A mudança ocorre durante o ciclo de troca de pelos e revela como os animais se adaptam às condições climáticas.

A médica veterinária Mayara Vincenzi explicou que os mamíferos, em geral, trocam de pelo até duas vezes por ano e, por isso, as capivaras podem voltar à coloração original.

Os mamíferos fazem a troca da pelagem de forma gradual: o pelo cai e já vem outro no lugar. Se o animal não for novamente exposto ao sol intenso após essa troca, a nova pelagem mantém a cor natural, determinada pela genética.

"Se a capivara tem uma pelagem castanha, por exemplo, o novo pelo vai nascer com essa cor original. No entanto, se ela continuar exposta ao sol extremo durante o processo de troca, os novos pelos também podem desbotar, adquirindo tons mais claros", contou.

A mudança na coloração das capivaras é resultado da degradação da melanina, causada pela radiação ultravioleta, principalmente em regiões de alta incidência solar, como Cuiabá.

Ainda de acordo com a veterinária, a descoloração da pelagem não é um fenômeno exclusivo das capivaras, isso acontece com qualquer animal que tenha melanina, inclusive com os humanos.

"Cavalos de pelagem preta, por exemplo, podem ficar com uma tonalidade mais avermelhada após longos períodos sob o sol. Em humanos, pessoas que vivem em áreas quentes, como regiões litorâneas ou cidades como Cuiabá, também podem perceber alterações na tonalidade do cabelo por conta da radiação solar", explicou.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال